DESTAQUE

Contactos de Soldar ou Cravar? (Vantagens e Desvantagens)

A soldadura é o método tradicional de ligar um fio, e é também o mais económico.

Soldar envolve fundir uma liga metálica de estanho, latão ou prata de forma a unir um fio condutor a um terminal/contacto. Este método é tipicamente recomendado para contactos de sinal e de potencia.

Praticamente qualquer fio e tipo de solda pode ser usado no processo de soldadura.

Devido à sua simplicidade de apenas ser necessário usar solda e corrente eléctrica pode haver poupanças significativas. Em resumo, a grande vantagem da Soldadura está na sua acessibilidade.

Por outro lado, há algumas desvantagens na Soldadura, o processo gera calor que se ultrapassar os limites térmicos do fio, contactos ou conector pode causar problemas. Há ainda a questão do chumbo presente em alguns tipos de solda que está a ser banido pela directiva europeia RoHS.

Por vezes algumas soldas são mais sensíveis à corrosão e vibração se não forem feitas corretamente e aplicadas em ambientes apropriados. Porém, quando bem feita, é até menos susceptível à corrosão do que uma Cravação.

Este processo consome mais tempo que a Cravação, e pode criar problemas de qualidade quando por exemplo, a solda não aquece por completo resultando em uniões irregulares com “solda-fria” que com o tempo podem causar problemas de ligação.

O processo de Cravação utiliza pressão para unir um contacto a um fio. Este método necessita de uma ferramenta própria, e a ligação é feita quando o contacto e o fio juntos formam uma ligação sólida. Tipicamente, recomenda-se a cravação para ambientes com vibração que precisam de uma fiabilidade elevada.

Cravar o fio num contacto tem várias vantagens em relação à Soldadura. É um processo simples e rápido que pode ser feito tanto manualmente como automaticamente através de máquinas de cravar. Uma vez que as ligações cravadas selam a passagem de ar entre o fio e o contacto, no longo prazo as ligações ficam protegidas de ambientes poeiras e sujidade. Envolvendo técnicos especializados, as ligações são mais consistentes que a Soldadura, que varia de acordo com o método utilizado e a qualidade de trabalho de cada técnico.

O processo de cravar necessita de ferramentas especificas para cada tipo de contacto, o que poderá tornar-se dispendioso.

Além disso o processo de Cravação tem de ser feito corretamente para garantir uma ligação estável.


Em resumo, a qualidade de uma ligação por Soldadura ou por Cravação é o fator mais importante para a boa condução de um sinal ou corrente eléctrica.

As imperfeições de cada ligação são claramente a causa principal para falhas provocadas por vibrações, impactos e corrosão.

Ambas as ligações podem ser protegidas contra vibrações utilizando um adaptador backshell no conector que ao segurar o cabo ao conector protege a ligação e fornece alívio da tensão mecânica, mas isto traz custos adicionais.